Projeto música na Educação Infantil
Público alvo: Alunos na faixa etária de 5/ 6 anos
Duração: 10 meses.
Autoria: Maria Lúcia Dantas de Carvalho Lima
Duração: 10 meses.
Autoria: Maria Lúcia Dantas de Carvalho Lima
Justificativa:
As cantigas fazem parte da nossa infância e é nosso dever como educadores preservá-las, incentivando nossas crianças a cantá-las, brincarem com elas. Elas não devem servir apenas para alfabetizar, as cantigas devem fazer parte do cotidiano da sala de aula. E por isso, por ser um texto memorizado, é que elas podem servir como textos auxiliares para alfabetização.
Objetivos:
· Promover a partir da música, a integração das crianças, dando-lhes oportunidades de expressar sensações, sentimentos e pensamentos, ampliando assim seu conhecimento de mundo.
· Motivar e integrar as crianças através da música;
· Brincar com a música, imitando, inventando e reproduzindo criações musicais;
· Estimular, através da música, a capacidade de execução das crianças, envolvendo os movimentos do corpo;
· Musicas;
· Linguagem oral e escrita;
· Alfabeto;
· Danças e gestos;
· Dramatizações
Procedimentos:
1. De acordo com o interesse das crianças serão selecionadas músicas infantis variadas para que as crianças cantem e inventem coreografias.
2. Ouvir e identificar sons de nosso cotidiano ( observando alguns sons na EMEI, objetos trazidos pela professora e CD de sons diversos ),
2.1 Passeio aos arredores do EMEI para ouvir e identificar sons e quem os produziu.
2.2 Descobrir alguns sons que são produzidos pelo nosso corpo.
3. Escrever a letra de músicas a serem aprendidas e após conversação fazer a interpretação da mesma sob forma de desenho.
4. Brincar de imitar os sons dos animais.
5. Confeccionar uma árvore de mãozinhas, permitindo que cada criança pinte seus dedos para a impressão.
6. Conhecendo os pés – pedir que as crianças tirem os sapatos, deixar que explorem os dedos, que façam cócegas em si e nos colegas.
7. Pesquisar com as famílias alguns músicos brasileiros e qual o gênero musical que eles cantam.
1. De acordo com o interesse das crianças serão selecionadas músicas infantis variadas para que as crianças cantem e inventem coreografias.
2. Ouvir e identificar sons de nosso cotidiano ( observando alguns sons na EMEI, objetos trazidos pela professora e CD de sons diversos ),
2.1 Passeio aos arredores do EMEI para ouvir e identificar sons e quem os produziu.
2.2 Descobrir alguns sons que são produzidos pelo nosso corpo.
3. Escrever a letra de músicas a serem aprendidas e após conversação fazer a interpretação da mesma sob forma de desenho.
4. Brincar de imitar os sons dos animais.
5. Confeccionar uma árvore de mãozinhas, permitindo que cada criança pinte seus dedos para a impressão.
6. Conhecendo os pés – pedir que as crianças tirem os sapatos, deixar que explorem os dedos, que façam cócegas em si e nos colegas.
7. Pesquisar com as famílias alguns músicos brasileiros e qual o gênero musical que eles cantam.
8. Caixa surpresa – Explorando os sons.
9. Confeccionar instrumentos musicais com sucata:
♫ chocalho
♫ Tambor
10. Brincar com sucata diversas, retirando dela diferentes sons.
11. Cantar com as crianças, realizando as diferentes coreografias.
12. Contar histórias, poesias e brinquedos cantados.
13. Proporcionar diferentes atividades de Arte, com músicas para estimular a criatividades:
14. Confecção de cartaz com figuras de partes do corpo, figuras encontradas em revistas pelas crianças.
15. Identificar sons cotidianos e desenhar em folha de sulfite o que produziu o som.
16. Brincadeiras no parque, com areia e água.
17. Apresentar para crianças alguns instrumentos musicais.
18. Gravar um CD das principais músicas do projeto e gravar uma música onde as crianças cantem.
9. Confeccionar instrumentos musicais com sucata:
♫ chocalho
♫ Tambor
10. Brincar com sucata diversas, retirando dela diferentes sons.
11. Cantar com as crianças, realizando as diferentes coreografias.
12. Contar histórias, poesias e brinquedos cantados.
13. Proporcionar diferentes atividades de Arte, com músicas para estimular a criatividades:
14. Confecção de cartaz com figuras de partes do corpo, figuras encontradas em revistas pelas crianças.
15. Identificar sons cotidianos e desenhar em folha de sulfite o que produziu o som.
16. Brincadeiras no parque, com areia e água.
17. Apresentar para crianças alguns instrumentos musicais.
18. Gravar um CD das principais músicas do projeto e gravar uma música onde as crianças cantem.
AVALIAÇÃO
O projeto “A importância da música na educação infantil” nos mostrou como a música é comum a todos. E é só deixando que ela se aflore que poderá ser desenvolvida. Por isso é importante que a escola e nós educadores ofereçamos essa oportunidade as nossas crianças. Assim a música torna-se um elemento próprio à educação, já que é vivida por todos, indistintamente.
Mas apesar dessa acentuação que goza a música entre as crianças em geral, sabemos que são necessários alguns cuidados. Qualquer atividade –
musical ou não – precisa se desenvolvida na escola com um objetivo pré-estabelecido.
Mediante o desenvolvimento deste trabalho, percebe-se que a utilização de projetos é indispensável à nossa prática pedagógica, pois, trazem inovações, proporcionando uma aprendizagem mais interessante e prazerosa, tendo em vista o caráter dinâmico do mesmo.
Vale salientar que a música está presente em todas as culturas, nas mais diversas situações: festas e comemorações, rituais religiosos, manifestações cívicas e políticas, assim toma indispensável sua presença no contexto educacional.
É importante focalizar que a prática de projetos musicais tem um potencial bastante positivo, pois além de aumentar a auto-estima das crianças, favorece de maneira mais simples o enlace com o conhecimento, no entanto, apresenta um apelo maior que os textos, porque envolve os alunos emocionalmente.
A música pode ser o fio condutor de diversas áreas curriculares, dando às aulas um caráter mais alegre, descontraído e próprio à aprendizagem.
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