sexta-feira, 27 de maio de 2011

Projeto Jogos e Brincadeiras

Público alvo: Alunos na faixa etária de 5/ 6 anos 

Duração: 10 meses. 

Autoria: Maria Lúcia Dantas de Carvalho Lima
Justificativa:


   O projeto jogos e brincadeiras, visa trabalhar de uma forma lúdica e de vivência, estimulando o Raciocínio Lógico, a criatividade, auxiliando as crianças no processo de construção do conhecimento.
   O desenvolvimento deste projeto pode potencializar essas capacidades, ampliando as possibilidades das crianças de compreenderem e transformarem a realidade.
   Tendo em vista que, o jogo não pode ser visto apenas como divertimento ou brincadeira para desgastar energia, pois ele favorece os desenvolvimentos físicos, cognitivos, afetivos e principalmente a interação e o respeito pelos amigos.


"O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir".(Jean Piaget) 

Objetivos:



•  Proporcionar as crianças a oportunidades de ampliar seus conhecimentos através de atividades lúdicas interativas e de vivência.


Desenvolver nas crianças as capacidades e oportunidades de:
  • Praticar, escolher, preservar, imitar, imaginar, dominar, adquirir competência e confiança e autonomia;
  • Adquirir novos conhecimentos, habilidades pensamentos lógicos;
  • Criar, observar, experimentar, movimentar-se, cooperar, sentir, pensar, memorizar e lembrar;
  • Comunicar, questionar, interagir com os outros e ser parte de uma experiência social mais ampla em que a flexibilidade, a tolerância e a autodisciplina são vitais;
  • Conhecer e valorizar a si mesmo e as próprias forças, e entender as limitações pessoais;
  • Ser ativo dentro de um ambiente seguro que encoraje e consolide o desenvolvimento de normas e valores sociais.
  • Promover a socialização e o respeito mútuo entre as crianças.
  • Reforçar a importância do brincar. 

    Conteúdos (Opções de Jogos)

    • Dominó ,
    • Jogo da memória com alimentos e brinquedos,
    • Boliche;
    • Brincando com quebra-cabeça de madeira.
    • Brincadeiras dirigidas com regras simples:
    • Cobra-cega;
    • Andar de trem;
    • Corre cotia;
    • Batata quente
    • Põe a mão na cabeça (musica da raposa);
    • Vamos passear (jogo simbólico);
    • Dança da cadeira;
    • Dança com bexigas;


    Ao longo do ano devem ser trabalhadas atividades lúdicas, procurando estimular o raciocínio lógico das crianças, onde podem confeccionar vários jogos, motivando-as a interagirem com o grupo. As aulas transformam-se em brincadeiras significativas, que possibilitarão as crianças construírem e conhecerem cada vez mais a si, a seus colegas, e ao meio no qual estão inseridas.

     


    Sugestões de Jogos: 

    1)- Quebra-cabeça com figuras 
    Objetivo:
    Estimular a atenção, concentração e a capacidade de análise e síntese visual. 

    Procedimentos: 
    Selecionar figuras, que as crianças achem interessantes na revista recortá-las, colá-las em uma cartolina ou papel cartão, em seguida determinar as formas como serão divididas e recortadas em alguns pedaços. Em seguida a proposta é brincar de montar novamente as figuras encaixando as peças no lugar certo. 


    2)- Dominó de quantidades 
    Objetivo: 
    Familiarizar as crianças com os números e suas respectivas quantidades, promovendo a discriminação e a comparação das diferenças; 
    Desenvolver a concentração.

    Procedimentos: 
       As peças  são compostas de  quantidade, no momento do jogo as crianças  observaram e encaixaram cada  quantidade. Todas as peças devem ser jogadas até que o dominó esteja exposto por completo para visualizarmos no chão. 


    3)- Jogo da memória com frutas e brinquedos, 
    Objetivo: 


    Desenvolver o raciocínio lógico, atenção, concentração, a memorização e principalmente a capacidade de observação. 
                     
    4)- Boliche 

    Objetivo: 


    Desenvolver noções de quantidade e seqüência numérica.

    Procedimento:


    Ao apresentar o jogo as crianças irão se familiarizar com os numerais e em seguida, ao jogar, devem ser incentivados a contagem do numero de garrafas que foram derrubadas. 
      

    Sugestões de brincadeiras: 


    1)- Cobra-cega 

    Objetivo: 
    Estimular o desenvolvimento da percepção tátil. 

    Procedimento:
    Todas as crianças deverão sentar-se na roda, uma delas será escolhida para

    ser a cobra-cega, esta terá os olhos vendados, ficando no centro da roda ao comando da educadora começara andar até chegar em uma criança passando as mãos em seu roto, cabelo e em seguida tentar identificá-la, esta dará continuidade ao jogo. 


    2)- Andar de trem; 

    Objetivo: 
    Contribuir para a socialização e a integração das crianças enquanto brincam. 
    Contribuir para o desenvolvimento da linguagem; 
    Contribuir para o desenvolvimento da expressão corporal. 

    Procedimento: 
    As crianças deverão andar com as mão no ombro do amigo, em forma de trem cantando a música e realizando os gestos propostos de acordo com a música: "Eu vou andar de trem". 


    3)- Corre cotia; 

    Objetivo: 
    Desenvolver a coordenação motora  e agilidade corporal. 
    Procedimento: 
    As crianças sentarão em uma roda e cantarão a música "Corre cotia", uma será o comandante e outras respondentes, o comandante terá nas mãos um lenço e colocará (na ultima frase), atrás de uma criança. Essa criança deverá pegar o lenço e correr para pegar a que colocou esta deverá se sentar rapidamente no local da outra, e assim sucessivamente.

     4)- Batata quente


    Objetivos: 
    Contribuir para a socialização das crianças; 
    Desenvolver a atenção e a agilidade enquanto brincam. 
    Material: 
    Uma bola, ou algo para ser a batata quente. 
    Procedimento:
    As crianças deverão permanecer sentadas no circulo, voltadas para o centro. Uma delas escolhida por sorteio começa a brincadeira sentada de costa para o grupo e cantando "batata-quente, quente,.....queimou". A criança que estiver com o objeto na mão neste momento deverá continuar cantando. 

    5)- Vamos passear (jogo simbólico). 

    Objetivo: 
    Desenvolver da imaginação e da fantasia, assimilação da realidade ao "eu". 
    Procedimento: 
    Através do "faz de conta", estimularemos as com algumas brincadeiras utilizando os materiais da sala. 
    Pois na sua imaginação ela pode modificar sua vontade, usando o "faz de conta", ainda mais quando expressa corporalmente as atividades. 
    Faremos de conta que estamos em uma floresta, e daremos inicio ao nosso passeio por esta aventura que imaginaremos juntos. 


    7)- Produção de massinha; 

    Objetivo: 
    Desenvolver a criatividade e a coordenação motora. 
    Procedimento: 
    Fazer a massinha com farinha de trigo, demonstrando todas as etapas para as crianças, em seguida dividir entre elas a massinha, pedindo-lhes que façam uma escultura para que possamos deixar secando para expormos no dia da apresentação do projeto. 
                      

    Avaliação: 

       O brincar é de suma importância no desenvolvimento infantil por este motivo é importante desenvolver um projeto focado em jogos e brincadeiras. 
    Em todas as aulas as crianças devem ser convidadas a sentarem-se na roda de conversa, onde se discute sobre os mais variados assuntos (final de semana, meu brinquedo favorito, minha família, os combinados, a chamada entre outros); em seqüência apresenta-se à proposta, falando sobre o projeto e a atividade a ser trabalhada no dia vigente. 
    Todos devem saber  o tema do projeto e  o que este significa, todos devem ter acesso aos diversos tipos de jogos e brincadeiras, tanto livres como de regras simples, promovendo assim o desenvolvimento do raciocínio lógico de todo o grupo, respeitando a etapa desenvolvimento individual de cada criança. 


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