PROJETO
Autor: Andrea Ferreira de Godoy
PROJETO DE LINGUAGEM ORAL E ESCRITA PARA 2012 – INFANTIL II – 6F
POEMA: UM OLHAR NOVO DENOVO – MARIO QUINTANA
“Contar histórias é a mais antiga das artes, sendo uma fonte maravilhosa para ampliar o horizonte da criança e de aumentar seu conhecimento de mundo que a cerca.”
Introdução
O presente projeto foi elaborado como uma natural seqüência dada ao P.P. P da EMEI Luis da Câmara Cascudo, visando ampliar ainda mais o universo dos discentes desta unidade escolar.
Dentro deste projeto busca-se a integração do aprendizado e consolidação das letras através de poemas pautados na obra de Mario Quintana – Batalhão da Letras.Além de conhecer os principais personagens da nossa ilustração infantil “ A turma da Mônica”, seus personagens, características e tipo de linguagem desenvolvida –GIBI.
Promovendo dentre os alunos a diferenciação da narrativa oral e a leitura de portadores de texto tais como: poemas, rimas, parlendas, trava línguas, etc.
Sendo que os poemas de repetição apoiados no livro, além de fomentar a escuta da leitura proporcionam as crianças possibilidades de emitir comentários pessoais e opinativos sobre o texto lido. Bem como permitir ao aluno a ampliação/criação de um repertório de poemas, pautados nos existentes na literatura brasileira assim como da estrangeira. Além de desenvolver a capacidade de antecipação dos significados de um texto escrito a partir das imagens / ilustrações que o acompanham.
Objetivo
- Conhecer as letras do alfabeto fazendo analogias com o poema apresentado;
- Conhecer toda a obra do livro Batalhão das Letras de Mario Quintana;
- Conhecer diversos poemas e autores da língua portuguesa/estrangeira;
- Auxiliar o educando a uma visão critica da cultura brasileira e possibilitar o conhecimento da vida e obra de Mario Quintana.
- Trabalhos individuais e colaborativo-cooperativos.
Tempo estimado
Ao longo do ano letivo de 2012.
Metodologia
Em aulas expositivas e através de portadores de textos as crianças irão aprender sobre a vida do poeta Mario Quintana, assim como construir um alfabeto significativo de cada letra, apoiado pela sua poesia. Com o auxilio da roda de conversa explorar a sonorização das letras, palavras e a escrita (grafia/poética). Consolidado o conhecimento por meio de musicas, parlendas, rimas, trava-linguas, caça-palavras, bingos, jogos/brincadeiras (individuais ou em grupos). Além de estimular para a alfabetização e criar o hábito e o gosto pela boa leitura o projeto busca ampliar a linguagem oral das crianças ampliando seu vocabulário, visando entrosar a classe a aprender a trabalhar em grupo, produzindo trabalhos artísticos, desenvolvendo a capacidade criadora, assim como a confrontar realidade e fantasia.
Material Necessário
- Livros e fotos da biografia do escritor Mario Quintana;
- Livros de poesias/rimas, parlendas, letras de musicas, etc;
- Exibição de filmes Youtube sobre o tema;
- Portadores de texto;
- Materiais de Artes diversos – papeis com várias texturas, tintas e pinceis, cola tesoura, lápis, canetinha e canetão, tampas de tintas, furadores com desenhos.
Especificidades
Grupo de Faixa Etária de: 05 a 06 anos
Nesta faixa etária, as crianças estão mais diretamente envolvidas em seu próprio mundo e do seu entorno imediato, portanto situações de aprendizagens por zonas de aprendizagem proximal possibilitam um ganho significativo aos educandos. O compartilhar, as relações de afeto e estima além dos jogos de faz de conta permitem as crianças em um ambiente coorporativo se estimulam e apresentarem maiores níveis de entrosamento e conhecimento, ampliando assim seu universo de informações e cultura. No entanto percebe-se a dificuldade também própria da faixa etária quanto à partilha e o desapego de objetos e espaços. Como toda educação é pautada na construção, cabe ao educador promover situações em que os trabalhos em grupo sejam realizados.
Bibliografia
Fonte:¹< http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo7/didatica/unidade2/materiais_
didaticos/freinet_ link4.pdf>, acessado em 13.08.2011.
Fonte²: <http://artesvisuaisemacao.blogspot.com/2007/10/resumo-proposta-triangular.html,> acessado em 13.08.2011
Fonte³ <http://baudesurpresasraiodesol.blogspot.com/2009/10/abordagem-pedagogica-de-reggio-emilia.html > acessado em 13.08.2011
Referencial curricular nacional para a educação infantil /Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998.3v.: il.
1. Educação infantil. 2. Criança em idade pré-escolar.
Lúria, Leontiév, Vygotsky e Outros. (1977) Psicologia e Pedagogia I: Bases Psicológicas da Aprendizagem e do Desenvolvimento. Lisboa: Editorial Estampa.